quarta-feira, 13 de maio de 2009

O que você vai ser quando crescer?


Por Dc. Flávio Gomide


A cada dia que passa nós cristãos temos mais desafios, e nessa época em que temos que matar um leão por dia, Jesus já tinha nos falado que não seria fácil para o seu povo, e que passaríamos por aflições (Jo 16.33). As lutas espirituais somadas com a agressividade do capitalismo concorrido e predador nos tempos atuais fazem com que as pessoas, tanto as que buscam a face do Deus Vivo quanto as que não buscam, se sintam cansadas fisicamente. Nossas agendas se enchem cada vez mais para o horário comercial, para o horário de trabalho e para os compromissos seculares, fazendo com que nossa vida espiritual fique sem alimento e, como consequência disso, sem alimentar também os que estão doentes espiritualmente e/ou os que ainda não conhecem a Jesus, o Salvador do mundo.

Qual a relação existente entre a profissão exercida no dia a dia que nos dá o sustento financeiro e a missão privilegiada que também nos é dada gratuitamente por Deus no ministério Cristão do “ide e pregai”? A experiência e o oficio que aprendemos para sermos profissionais no mercado de trabalho é tão ou mais importante do que a experiência e o ofício que aprendemos como soldados oficiais do Senhor? Como devemos dividir o nosso tempo entre servir ao Senhor Jesus e ao próximo e servir a nós mesmos e os nossos interesses pessoais?

Médicos(as), professores(as), cozinheiros(as), empresários(as), costureiros(as), engenheiros(as), vendedores(as), é inegável que todos nós temos no nosso dia a dia a importante missão de trabalhar seja qual for a área, para, do suor do nosso rosto comermos o nosso pão (Gn 3.19). A prática do trabalho foi instituída por Deus, e enquanto vivermos, teremos que trabalhar e daí então nos sustentar e sustentar as nossas famílias.
Assim como nascemos, crescemos e nos tornamos adultos com o alimento sustentado pelas vitaminas que entram no nosso organismo e que é pago pelo salário de alguém que trabalhou para comprar esse alimento, temos na vida espiritual o alimento que também é diário e necessário para crescermos espiritualmente, e esse alimento é a Leitura da Bíblia e a Oração. Através da leitura da palavra e da oração podemos nos fortificar, chegar bem perto do Senhor e conversar com Ele de forma íntima, e assim, fortes e amadurecidos pela convivência e relacionamento com Deus, podemos aplicar no nosso dia a dia de estudos e trabalhos a missão que Jesus nos deixou:“...ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” Mc 16:15.

No entanto, aquela pergunta que todos fazem as crianças e provalvente já foi feita a você se referindo ao trabalho secular “O que você vai ser quando crescer?” pode ser passada para o campo espiritual e fica como pergunta chave para todos nós: “O que você vai ser quando crescer espiritualmente?”. Assim, na escala prioritária das nossas vidas, seremos em primeiro lugar missionários(as), pastores(as), diáconos e diaconísas, obreiros e pescadores de homens como diz a palavra (Mc 1:17), não importa o título, seremos todos discipulos verdadeiros de Jesus, e é lógico, seremos também Médicos(as), professores(as), cozinheiros(as), empresários(as), costureiros(as), engenheiros(as), vendedores(as) para o nosso sustento diário e de nossas famílias até que o Senhor nos chame para morar com Ele. A Ele toda honra e toda Glória hoje e para todo o sempre!

Um comentário:

  1. Anderson Esteves Gonçalves3 de outubro de 2009 às 06:30

    Num disse que ía virá reverendo?!?!?!?!?
    Que Deus Continue Transbordando vcs do Espírito Santo e fazendo-os Tochas neste lugar.
    Do Irmão que tem saudades da amizade e os ama muito,

    Anderson, Morgana, Mateus e Gabriel

    ResponderExcluir